PREFEITO RECEBE COMITIVA PARA TRATAR DE PROJETO DE CONSERVAÇÃO DE ÁGUAS

Experiência de sucesso na Serra da Mantiqueira pode ser estendida para Viçosa

O prefeito de Viçosa, Raimundo Nonato Cardoso, recebeu, nesta quarta-feira, 6, o ex-secretário de Meio Ambiente da cidade de Extrema, no sul de Minas, Paulo Henrique Pereira, que por 16 anos coordenou o projeto Conservador de Águas, na cidade. O projeto, concebido em 2005, tem como objetivo manter a qualidade dos mananciais e promover a adequação ambiental das propriedades rurais.

Segundo o ex-secretário, o projeto prioriza uma ação mais preventiva do que corretiva e o entendimento é que o mecanismo de comando e controle não pode ser o único instrumento de gestão ambiental das propriedades rurais. De acordo com Paulo Henrique, sozinho, ele não garante o aumento da cobertura florestal ou a preservação dos mananciais.

Ao prefeito Raimundo Nonato foi mostrada a necessidade da manutenção da qualidade dos mananciais de Viçosa através da adequação ambiental das propriedades rurais e do aumento da cobertura florestal nas sub-bacias hidrográficas.

O projeto Conservador das águas na região de Extrema foi tão eficiente que, a partir de 2015, foi expandido por toda a Serra da Mantiqueira e a ideia, agora, é a possibilidade de adaptá-lo para a realidade viçosense. O prefeito Raimundo Nonato Cardoso gostou da ideia e se mostrou favorável ao estudo de sua aplicabilidade em Viçosa.

Além do ex-secretário de Extrema, participaram da reunião o diretor presidente do Saae de Viçosa (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Marcos Nunes Coelho Junior; o professor da UFV (Universidade Federal de Viçosa), Laércio Jacovine; o presidente do Codema (Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente) Francisco Machado Filho; a diretora de Meio Ambiente do Geoplan, Isa Maria Dias Bastos Peixoto; a diretora de Gestão Estratégica e Saneamento Ambiental do Saae de Viçosa, Francianny Maria de Paula Souza; o chefe do Departamento Municipal de Agricultura e Pecuária, Reginaldo Fialho Valente; e a doutoranda da UFV, Valéria de Fátima Silva.

Fonte: Prefeitura Municipal de Viçosa

Departamento de Engenharia Florestal