No plano estratégico de gestão da Universidade Federal de Viçosa foram definidas, em consonância com sua MISSÃO, as políticas de Pesquisa e Pós-Graduação, ou seja, o apoio institucional à pesquisa científica de qualidade, valorização dos programas de pós-graduação Stricto Sensu como formadores de recursos humanos altamente qualificados e, programas de iniciação científica como formadores de futuros pesquisadores, modernização e racionalização acadêmico-administrativa e capacitação dos docentes da UFV em nível de doutorado e pós-doutorado.
Como METAS institucionais podem-se destacar o aumento da qualidade, eficiência e competitividade, além da ampliação da esfera de influência da UFV como formadora de recursos humanos.
Seguindo estas METAS , o Programa de Pós-Graduação em Ciência Florestal, vem se preocupando em evoluir a cada ano, não só em quantidade, mas também em qualidade, publicando em periódicos com alto fator de impacto, com classificações CAPES/QUALIS A1, A2 e B1.
No quadriênio de 2017 a 2020, 34 dos 37 docentes permanentes tiveram publicações, o que representa 91,89% dos docentes. Foram publicados no quadriênio um total de 1073 publicações, sendo 430 em periódicos nacionais, 555 em periódicos internacionais, 18 livros e 70 capítulos de livros.
De acordo com a plataforma Scopus, obtivemos também um total de 12.045 citações neste período, o que representa a qualidade das publicações, servindo como referencial para outras pesquisas.
CLAUDIO MUDADU SILVA
GLEISON AUGUSTO DOS SANTOS
GUMERCINDO SOUZA LIMA
HELIO GARCIA LEITE
HERLY CARLOS TEIXEIRA DIAS
JEAN MARCEL SOUSA LIRA